Reis

Decoração de Natal com três imagens representando os Reis Magos.

Sobrenome português, com origem religiosa. Está associado aos Reis Magos ou Santos Reis da narrativa bíblica, contida no Evangelho de Lucas, segundo o qual três reis, magos ou sacerdotes do Oriente, teriam visitado e presenteado o menino Jesus recém-nascido.

Foi muito comum entre os séculos 16 e 17 para nomear crianças nascidas no primeiro domingo de janeiro ou no dia 6 do mesmo mês. inicialmente, era usado com o prenome dos reis (Belchior, Gaspar e Baltasar) e, mais tarde, apenas com a designação de Reis (ou também dos Santos Reis), dando origem ao nome de família.

Entretanto, há um número grande de famílias com este sobrenome sem que haja qualquer ligação entre elas, tanto no território continental de Portugal quanto em Açores, de onde partiram muitos Reis para o Brasil. No período colonial, mencionamos como exemplo o capitão Domingos dos Reis e Silva, que se casou em Minas Gerais com Andreza Dias de Carvalho, em 1749, tendo com ela grande descendência; o capitão-mor Manoel da Silva Reis (1754-1844); e o coronel de cavalaria Joaquim Silvério dos Reis (1756-1819), um dos delatores da Inconfidência Mineira. Importante mencionar também Álvaro Emídio Gonçalves dos Reis (1864-1925), o primeiro brasileiro pastor presbiteriano.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista e divulgador científico José Reis (1908-2002) e o cantor e compositor José Fernando Gomes dos Reis, o Nando Reis.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima