Sobrenome patronímico francês com origem no prenome germânico Raginwald, de ragin, “conselho”, e waldan, “governo”, “regra” ou “norma”, ou seja, “aquele que governa através do conselho”. Pode ter variações como Renaud, Renaulx e, em sua forma anglicizada, Reynold. Em português deu origem aos nomes próprios Reinaldo ou Reginaldo.
Alguns personagens que ajudaram na popularização do nome são Renaud de Montauban, herói francês do século 12, santificado pela Igreja Católica e cujas relíquias estão na igreja de Dortmund (Reinoldikirche). Como nome de família é comum desde o século 16, por meio, entre outros, de Eustache Renault, de La Malhoure, no então ducado da Bretanha, que viveu entre os séculos 16 e 17. Como todo patronímico, porém, há muitas famílias que adotaram o sobrenome sem que haja ligação alguma entre elas.
No Brasil, o sobrenome é popular devido à fabricante de automóveis Renault, fundada na França pelos irmãos Louis (1877–1944), Marcel (1872–1903) e Fernand Renault (1865–1909), em 1899. Entre os imigrantes chegados ao país, mencionamos Louis Renault, desembarcado em Santos com a esposa e dois filhos em 29 de outubro de 1891.
Uma das personalidades brasileiras com este sobrenome é a jornalista Ana Paula Machado Renault.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA