Renner

Sobrenome alemão com origem em uma ocupação. Vem do médio alto-alemão ou do médio baixo-alemão rennaere, renner ou ronner, “pessoa ligada ao trabalho com cavalos”; mensageiro, cavaleiro ou cavalariço. Existem outras formas, como Renners, Rennert e Rehner.

É conhecido como nome de família desde o século 14. Entre as primeiras menções, temos Hermann Renner, em Stralsund, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, em 1307.

No Brasil, o sobrenome chegou com os imigrantes alemães do começo do século 19. No Rio Grande do Sul, pelo menos três imigrantes Renner desembarcaram no estado em 1825, 1827 e 1829. O primeiro foi Georg Philipp Renner, que chegou com a família (a esposa e quatro filhos) a São Leopoldo em 29 de dezembro de 1825. Da Alemanha ao Brasil, vieram no navio Friedrich Heinrich. E do Rio a Porto Alegre no bergantim-escuna Galvão. Há outros imigrantes Renner registrados em Santa Catarina, na décadas de 1850 e 1860.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o empresário gaúcho Antônio Jacob Renner (1884-1966), fundador das Lojas Renner (1912).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima