Saavedra, Savedra

Sobrenome toponímico espanhol com origem em Saavedra, município de Orense, na Galícia. O nome da localidade vem do baixo latim sala vetera, “casa velha” ou “quinta velha” — o primeiro termo pode ter origem no germânico saa ou saal, “moradia”.

Em Portugal, o nome mais antigo parece ser o do cavaleiro galego dom Afonso Fernandes de Saavedra, que recebeu do rei dom Dinis (1261-1325) a alcaidaria do castelo da Covilhã, em 1290. Na Espanha há nomes conhecidos, como o do navegador Álvaro de Saavedra, um dos primeiros navegadores europeus a explorar o oceano Pacífico, no século 16. Outro nome muito conhecido é o de Miguel de Cervantes (1547-1616), autor de “Dom Quixote de la Mancha” e o mais destacado escritor de língua espanhola. Cervantes adotou o apelido Saavedra após o cativeiro na Argélia e alguns historiadores acreditam que o nome viria do árabe magrebino shaibedraa, que significaria “braço aleijado”. Outros, porém, acreditam que a origem esteja mesmo na localidade galega.

No Brasil, há registros da família desde o século 16. No Rio de Janeiro, temos Antônio Saavedra, nascido por volta de 1586 e casado em 1616 com Maria Nunes. Em São Paulo, o pioneiro foi o castelhano Francisco de Saavedra, nascido por volta de 1555 e que no Brasil casou-se com Maria Moreira, filha do capitão-mor da capitania de São Vicente.

O sobrenome é conhecido na América Espanhola, entre outros, devido ao general Cornélio Saavedra (1459-1829), presidente da Primeira Junta, o primeiro governo independente do que viria a ser a Argentina (1810).

Entre algumas personalidades internacionais com este sobrenome, destacamos Carlos Saavedra Lamas (1878-1959) diplomata e escritor buenairense, o primeiro latino-americano a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 1936.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima