Sales

Montanhas cobertas por neve nos Alpes franceses, na região de Saboia.

Sobrenome francês e ibérico de origem toponímica. No primeiro caso, procede do castelo de Sales, na Saboia, França, pertencente à família Sales (ou Salles), originária de La Roche, no antigo condado de Genebra (durante o Sacro Império), e documentada desde o século 11. O vocábulo viria de Sallici ou Salliz, patronímico de Sallo.

No século 17, os Sales receberam o título nobiliárquico de marquês. O mais conhecido membro desta família é São Francisco de Sales (1567-1622), bispo de Genebra, nascido no castelo da família, e, devido ao culto religioso, origem do sobrenome em Portugal. Outras localidades francesas que podem ter dado origem a nomes de família são Le Salès, em Alleuze, e Salés, em Vézac.

Sales também é um sobrenome ibérico, mas sem etimologia clara: não procede do basco sel, de “terreno comunal”, nem pode ser plural do castelhano para sal. Alguns etimologistas fazem referência ao salgueiro (nome científico Salix, do latim salix ou salicius). Há muitas localidades espanholas com este vocábulo, como Sales, nas Astúrias, e também Salas de los Infantes e Salas de los Barrios, em Castela e Leão.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Manuel Ferraz de Campos Sales (1841-1913), quarto presidente brasileiro (1898-1902); o jornalista e escritor Herberto Sales (1907-99); e Walter Moreira Sales (1912-91), diretor do Unibanco e do Instituto Moreira Sales.

No estado de São Paulo, dois municípios têm origem na família Sales: Sales, homenagem ao pioneiro Ramillo Salles; e Moreira Sales, referência à antiga fazenda de João Moreira Salles.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima