Sandoval

Sobrenome toponímico espanhol, com origem na vila de Sandoval de la Reina, província de Burgos. O nome vem do latim saltus, de “bosque”, e novalis, “terra de cultivo em repouso” ou “nova colheita”. Então, saltu noval e, daí, Santnoval e Sandoval.

Etimologistas espanhóis, porém, acreditam que o nome tenha influência local e não apenas da língua dos romanos. De toda forma, os primeiros a usarem a vila como distinção foram os irmãos Rodrigo e Diego Gómez, no ano de 1126. Mais tarde, por volta de 1140, Gutierres de Sandoval passou a usar o topônimo como identificação familiar. Mas há outras localidades na Espanha que também dão origem a Sandoval como sobrenome, caso de Villaverde de Sandoval, em Mansilla Mayor, província de Leão, onde está o monastério cisterciense de Santa Maria, fundado em 1117.

No Brasil, o sobrenome chegou nas décadas iniciais de povoamento. O primeiro foi Diogo de Sandoval, natural do México, que chegou à Bahia vindo de Portugal em 1591, com a expedição do governador-geral dom Francisco de Sousa (1540-1611). Nos séculos 16 e 17, há registros de Sandoval por Minas Gerais e São Paulo. Entre o final do século 19 e o começo do 20, há diversos imigrantes espanhóis desembarcados principalmente no Sudeste. Por aqui, Sandoval também é usado como nome próprio, caso de Sandoval Luís de Oliveira, o ex-jogador de futebol, mais conhecido como Sandoval.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o cantor e compositor mexicano Mario Sandoval.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima