Santana, Sant’Ana

Interior da Basílica de Santa Ana de Beaupré, no Quebec, Canadá

Sobrenome ibérico de procedência religiosa (ou, em alguns casos, toponímica). A origem está em santa Ana, mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo – de santa Ana (ou santa Anna) surgiram as formas contraídas “Sant’Ana” e “Santana”, usadas por devotos da personagem bíblica.

O prenome Ana, do latim Anna, deriva do hebraico Hannah, que significa “graça” ou “clemência”. Algumas famílias adotaram o sobrenome devido à localidade de origem de um ancestral. Entre os muitos lugares com este nome, mencionamos Santana, na ilha da Madeira. Na América, a redução jesuítica de Santa Ana foi fundada em 1633, no atual território da Argentina, e abandonada em 1767.

Existem referências ao sobrenome no Brasil desde o século 18. Entre outros, mencionamos Manuel Pinheiro de Santa Anna, alferes em São Sebastião, São Paulo, em 1768.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Sérgio Sant’Anna (1941-2020), o cronista esportivo Paulo Sant’Ana (1939-2017) e o cantor Luan Santana.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima