Santiago

Estátua de Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus

Sobrenome espanhol, que pode indicar uma origem geográfica ou devoção religiosa.

São Tiago (ou Santiago), martirizado em 44 d.C., foi um dos Doze Apóstolos de Jesus Cristo. O nome próprio Tiago vem do latim Jacobus, que por sua vez procede do grego Iakob, versão do original hebraico Ia’aqeb, “aquele que segura o calcanhar” — embora alguns o traduzam por “astucioso” (do verbo aqab). Na língua portuguesa é Jacó, o patriarca hebreu e filho de Isaque, que, segundo a Bíblia, recebeu este nome por segurar com a mão o pé de seu irmão gêmeo, Esaú. A nome da cidade espanhola de Santiago de Compostela também está associado ao apóstolo, cujos restos mortais teriam sido descobertos ali no século 9.

Há diversas famílias com este sobrenome sem ligação entre si. Muitas delas passaram a Portugal, entre as quais a de Francisco de Santiago, feito cavaleiro da Ordem de Cristo por dom João Meneses em 1550, durante o reinado do rei dom Joao III (1502-57).

No Brasil, há referências desde pelo menos o século 18 com os capitães-mores Filipe de Santiago Mendonça, de Cumã, e Felipe de Santiago Vieira, de Itapecuru. No século 19, há vários imigrantes espanhóis e portugueses com este sobrenome chegados ao país. Há ainda famílias de escravizados africanos que adotaram Santiago como identificação.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o cantor Emílio Santiago (1946-2013) e o escritor Silviano Santiago.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima