Santoro

Imagem de um vitral em uma igreja.

Sobrenome patronímico italiano, cuja origem etimológica vem do latim Sanctorum, “dos Santos”, abreviação da expressão religiosa Dies festus Sanctorum omnium, “Dia de Todos os Santos”. Durante a Idade Média, Sanctorum ou Santoro foi adotado como prenome, passando mais tarde a ser identificado como nome de família (figlio de Ser Santoro, “filho do Sr. Santoro”). Além de Santoro, existem variações como Santori, Santorini e Santorelli, entre outras. 

O sobrenome chegou ao Brasil no final do século 19 com os primeiros imigrantes italianos. A família pioneira foi a de Arcangelo Di Santoro, chegada a Santos no vapor Oriane, em 11 de junho de 1885. Outro nome é o de Antonio Santoro, chegado em 21 novembro de 1888. Além dos que chegaram a São Paulo, há representantes do sobrenome também no Espírito Santo, onde a família de Filinto Santoro chegou em 5 de junho de 1895, desembarcando em Vitória no navio Rosário.

Além da grafia Santoro, também chegaram ao Brasil outras variações. Entre elas, mencionamos Santorelli, representada pelo imigrante Giuseppe Santorelli, que chegou a Santos em 1890.

Destacamos, como personalidade com sobrenome, o ator Rodrigo Santoro.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima