Sobre Nomes

Sanz, Sans

Vitral em uma igreja na Inglaterra

Sobrenome patronímico ibérico, com origem no nome Sancho. Este, por sua vez, tem origem na religião romana, onde Sanco (ou Sancus) era a divindade do juramento e da fidelidade — relacionado com sancire, “dar força à lei”, de onde surgiu o termo sancionar. No cristianismo, influenciado pela antiga crença dos romanos, era considerado “santo” (sanctus) aquele que era perfeito e livre de culpa.

Tendo sido usado primeiro como agnome (“o Santo”), passou depois a ser prenome e nome de família. O segundo rei português foi dom Sancho I (1154-1211).

Diversas famílias adotaram o sobrenome sem ligação alguma entre elas. Existem muitas variações, tais como Sainz e Sanches (Espanha) e até mesmo Sancho, Santos ou dos Santos (em Portugal). No Brasil, existem imigrantes Sanz desembarcados em Santos, São Paulo, desde os anos 1890.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista e cineasta Luiz Alberto Sanz e seu irmão, o também cineasta Sérgio Sanz (1941-2019). Apesar de usá-lo como nome artístico, o nome de batismo do cantor espanhol Alejandro Sanz é Alejandro Sánchez Pizarro.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA