Sarmento, Sarmiento

Sobrenome ibérico ou italiano com origem toponímica, em um apelido ou ocupação Vem do latim sarmentum, a “vara ou ramo da videira”.

Na Espanha, a família tem origem em Juan Garcia, que viveu por volta do ano de 1090 no solar de Villamayor, na Galícia. Dele descende Garcia Fernandez que viveu no tempo do rei dom Sancho IV de Castela (1258-95), foi pai de Pedro Sarmiento e avô de Diego Perez de Sarmiento. Segundo genealogistas antigos, o Sarmiento da família teria surgido de uma expressão do rei Afonso VIII de Castela (1155-1214) após a batalha de Alarcos, em 1195, quando o monarca recolheu os órfãos dos cavaleiros mortos em combate e os deu educação. Entre os meninos que foram apresentados ao rei, um serviria como “sarmiento” contra os mouros — o termo aqui usado tendo o sentido de arma. Na Itália, as formas Sarmiento, Sarmenti e Sarmento estão ligadas a uma atividade comercial, à produção da videira; ou a indicação de origem, um campo de vinha.

No Brasil, entre os mais antigos registros temos o de dom Antônio Sarmento (ca. 1610-75), que casou por volta de 1640, no Rio de Janeiro, com dona Maria de Aguiar, com quem teve nove filhos nascidos entre 1640-52. As várias formas do sobrenome, tanto de origem espanhola quanto italiana, passaram a chegar ao país com mais intensidade no final do século 19. Entre eles, estão os espanhóis Constantino Sarmento e José Sarmiento (São Paulo, 1891 e 1893) e o português António Sarmento (1913).

Entre algumas personalidades com este sobrenome, mencionamos o jurista Daniel Sarmento e a jornalista Luiza Sarmento.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima