Sato

Sato é o nome de família mais comum no Japão. Como a quase totalidade dos sobrenomes japoneses, identifica o local onde a família ou o clã vivia. O nome tem origem no clã Fujiwara, do período Heian (794-1185), por meio de Fujiwara no Hidesato (século 10), que governou Shimotsuke (hoje Tochigi) a partir de Sano, de onde viria Sato (ou Sano) no Fujiwara.

Nesta época, os sobrenomes japoneses eram compostos pelo nome do clã, a indicação de procedência no (de) e o nome. Assim, Fujiwara no Hidesato significa Hidesato do clã Fujiwara.

Sa significa ajudar, enquanto to é uma glicínia, planta trepadeira da família Fabaceae. Outra versão diz que sa (de Sato) viria de Saemon no jo, cargo ocupado por um distinto descendente de Hidesato.

No Brasil

Os primeiros Sato do Brasil chegaram a São Paulo em 18 de junho de 1908, no Kasato Maru, o primeiro navio de imigrantes japoneses chegado ao país. Os Sato vinham da província de Fukushima e dirigiram-se para a fazenda Dumont, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o automobilista japonês Takuma Sato e a atriz e apresentadora brasileira Sabrina Sato.

 
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade? Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima