Schulz, Schultz

Foto da fachada do Palácio da Justiça da cidade de Munique, na Alemanha.

Sobrenome alemão, com origem em uma ocupação. O vocábulo procede de uma contração de Schultheize, que no alto alemão médio designa um juiz, oficial ou chefe de uma aldeia ou prefeito de uma cidade nomeado por um príncipe secular ou religioso (século 15). Ocasionalmente, dependendo da região na Alemanha, também podia se referir ao proprietário de uma fazenda importante.

Schulz é um dos dez sobrenomes mais comuns da Alemanha. Entre os nomes mais antigos conhecidos está o de Jost Schultcz, de Liegnitz (hoje Legnica, Polônia), em 1451.

O sobrenome chegou ao Brasil no começo do século 19 com o início da imigração com populações de língua alemã. A família pioneira foi a do mineiro August Schulz, de Zellerfeld, chegada a Joinville em 20 de novembro de 1854. Outras famílias com este sobrenome chegaram ao longo do século. A família de Joachim Schulz, de Prignitz, chegou a Vitória, no Espírito Santo, em 21 de junho de 1858. Mais de vinte imigrantes Schulz desembarcaram em terras capixabas até a década de 1880. No Rio Grande do Sul, Augusto Schulz desembarcou em Rio Grande com a esposa, no vapor Continentista, em 11 de junho de 1859.

Algumas personalidades com este sobrenome são o pintor Ricardo Werner Schulz (1931-2015) e o ator e modelo Matielo Schulz.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima