Seabra

Várias flores de mostarda, de coloração amarela.

Sobrenome toponímico ibérico com origem em Puebla de Sanabria (Senabria, em galego; Sanabra, em catalão), na província espanhola de Zamora. É provável que tenha origem no árabe zanahoria ou no latim sinapis, “mostarda”, planta cujas sementes são usadas como condimento. Outras variações do sobrenome são Siebra e Zanabria.

Em Portugal, o nome mais antigo conhecido é o do castelhano Mem Rodriguez de Senabria, nobre que viveu no tempo do rei dom Fernando (1345-83), o último monarca da Casa de Borgonha. Antes de passar a Portugal, Senabria havia servido ao rei de Castela Pedro I, o Cruel (1334-69). Foi casado com dona Maior Fernandez.

O sobrenome chegou ao Brasil no primeiro século do povoamento. O primeiro a desembarcar no país foi Pedro de Seabra, que se casou, em 1551, com Felipa da Mota, e foi almoxarife de Santos entre 1551-6. Já no Rio de Janeiro, são encontrados registros do casamento de Manuel de Seabra com Catarina Álvares, por volta de 1595. Há descendentes do casal espalhados pelo país, assim como de outros chegados ao longo dos séculos seguintes.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o empresário Antônio Luiz Seabra, fundador da Natura, e o ciclista olímpico Renato Seabra.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima