Severim, Severin, Severino

Fachada do Panteão em Roma, capital da Itália

Sobrenome patronímico, com origem no prenome latino Severinus (Severino), diminutivo de Severus, que significa “severo”, “sério” ou “grave”. Genealogistas antigos ligam o sobrenome a Alexandre Severo, neto do imperador romano Lúcio Sétimo Severo (146-211), que viveu em Nápoles e deixou descendentes que teriam migrado para França e de lá para Portugal através de Pedro Severin. Natural do bispado francês de Senlis, Pedro foi fidalgo da casa do rei português dom João I (1357-1433), tendo lutado na tomada de Ceuta, na África, em 1415.

Não há, porém, uma única família, já que o prenome Severino se tornou popular nos séculos 4 e 5 por meio de três santos católicos. Na França, na Itália e em diversos outros países, deu origem aos sobrenomes Séverin, Severin, Severini, Sevrin e Seuvrin. Entre os portugueses, as grafias comuns são Severim e Severino. Além do patronímico, o vocábulo Severin(m) nomeia localidades na Alemanha, Hungria, Croácia e Romênia, originando daí sobrenomes toponímicos. No Leste europeu, Severin é um nome de família judeu.

No Brasil, o português António José de Sousa Manuel de Meneses Severim e Noronha (1792-1860) foi governador do Grão-Pará (1817-20). Durante o século 19 e o começo do século 20, há diversos imigrantes com este sobrenome vindos da Alemanha, Itália e Portugal. Entre outros, mencionamos August Severin, alemão chegado ao Rio Grande do Sul em 1877.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos Eduardo Saverin, descendente de judeus romenos e um dos fundadores do Facebook.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima