Sobrenomes patronímicos com origem no prenome Simão, comum durante a Idade Média. Simão é abreviatura de Simeão, que vem do hebraico Shimeum (ou Shim’on), “o que escuta ou cumpre um pedido”. Segundo a tradição bíblica, foi a exclamação de Lia, esposa de Jacó, ao dar à luz a Simeão (Gênesis 29:33, “Deus ouviu-me”).
Era também o nome de um dos Doze Apóstolos, chamado de Simão, o Cananeu, ou o Zelota, motivo da popularidade do nome.
Na Península Ibérica, temos Simão e Simões, Simeón, Ximeno, Ximéniz e Simonet, entre outros. Entre os alemães e franceses, a grafia usual é Simon. Variações de origem judaica são Simeon, Simeoni e Simhon.
No Brasil, o sobrenome está presente desde o período colonial, com a presença ibérica, mas se tornou mais comum a partir do século 19, com a chegada de imigrantes. Entre outros, mencionamos a família do imigrante alemão Mathias Simon, moleiro natural de Hermeskeil, que chegou em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, em 18 de março de 1829; o imigrante libanês Ayub Elias Simão, natural de Douma, e chegado a São Paulo em 1884; e o imigrante português António Simão, desembarcado em Santos, em 1886.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, mencionamos o político Pedro Simon, descendente de libaneses e ex-governador do Rio Grande do Sul (1987-90), senador (1979-87; 1991-2015) e ministro da República (1985-6).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA