Simões

Simões é sobrenome patronímico português, com origem no prenome Simão, muito comum em Portugal ao longo da Idade Média. Por isso, há várias famílias com este sobrenome, não havendo ligação entre elas. Simão é abreviatura de Simeão, que vem do hebraico Shimeum (ou Shim’on), o que escuta ou cumpre um pedido. Segundo a tradição bíblica, foi a exclamação de Lia, esposa de Jacó, ao dar à luz a Simeão (Gênesis 29:33, “Deus ouviu-me”). Era também o nome de um dos Doze Apóstolos, motivo da popularidade do nome.

Entre os nomes mais antigos com o sobrenome estão os dos irmãos Vicente Simões e Gil Simões Vilarinho, sucessivamente escudeiro e cavaleiro do rei dom Duarte (1391-1438), de quem receberam carta de brasão de armas em 10 de julho de 1438. O sobrenome era grafado como “Simoõez”, “Symoõez” ou “Simoenz”.

No Brasil

De Portugal o sobrenome chegou aos Açores no século 15 e daí ao Brasil na sequência.

Entre outros, mencionamos o sapateiro Damião Simões, falecido em 1578 em São Paulo. No Rio de Janeiro, em 1615 casaram Antônio Simões Fernandes e Gracia de Siqueira. Outras dez famílias são conhecidas, registradas entre os séculos 16 e 17.

Para o Sul, entre outros, mencionamos Mateus Simões (1724-1819), nascido na ilha Terceira e estabelecido como tropeiro no comércio entre Sorocaba e o Rio Grande do Sul. Em 1792, solicitou terras junto ao rio Camaquã, já tendo propriedades junto ao rio Capivari, no rincão de São Sepé, chácara e casa em Rio Pardo (RS). Outro imigrante foi o lisboeta João Simões Lopes (1779-1853), bisavô do escritor gaúcho João Simões Lopes Neto (1865-1916).

O sobrenome também foi adotado por escravizados africanos e seus descendentes e também por cristãos-novos, judeus convertidos à força no final do século 15. No Brasil, entre outros, mencionamos Diogo Mendes Simões, morador no Rio de Janeiro (1717).

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o modelo e ator Bernardo Simões e o músico Bino Simões.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima