Sosa, Sousa ou Souza são sobrenomes toponímicos de origem ibérica.
Em Portugal, as formas Sousa ou Souza têm origem nas terras de Sousa, junto ao rio homônimo, em Foz do Sousa, próximo a cidade de Porto. Viria do latim saxa, “seixos” ou “rochas”. É uma das famílias mais antigas e ilustres da Península Ibérica, com origem nos reis godos. O primeiro a usar o sobrenome foi dom Egas Gomes de Sousa, no século 11, senhor da terra de Sousa, de Novelas e Felgueiras, filho do cavaleiro dom Gomes Echigues, governador da comarca de Entre Douro e Minho em 1050, e dona Gontrode Moniz, neta de dom Fernando, rei de Castela.
Além da origem lusa, a forma Sosa pode estar associada à barrilla, uma planta natural das praias, de sabor salgado, usada na fabricação do vidro e na indústria farmacêutica. O nome sosa viria do latim salsa, “erva salgada”, ou do catalão sosa, que seria proveniente do árabe sáuda, “negra”, devido à cor de uma variação da barrilla.
Souza é o quarto nome de família mais comum no Brasil. Sosa está entre sobrenomes mais comuns no Uruguai e na Argentina.
Entre algumas personalidades mundiais com este sobrenome, destacamos a cantora argentina Mercedes Sosa (1935-2009).