Souto

Campo coberto com grama em frente a um bosque com várias árvores.

Sobrenome toponímico ibérico, Souto deriva de saltu (depois salto), do latim saltus, “terreno coberto de bosques ou matos, prado ou pastagem”. Também designava uma propriedade rural. Em português arcaico, sauto, salta e, no século 11, soutto.

Souto e Soto denominam diversas localidades e freguesias na Península Ibérica. Em Portugal, mencionamos, entre muitas outras, a povoação de Souto na freguesia de Telões, vila de Pouca Aguiar, e o famoso mosteiro de Souto (ou São Salvador de Souto), em Guimarães. Havendo mais de uma localidade, existe mais de uma família com este sobrenome, sem que haja qualquer ligação entre elas.

Já era usado como nome de família nos séculos 12 e 13, mas não há consenso quanto ao primeiro a usá-lo. O vocábulo também deu origem ao sobrenome Sotomaior ou Souto Maior.

No Brasil, o sobrenome está presente desde o século 17, entre outros, por meio do comerciante Sebastião do Souto e do capitão Francisco Peres do Souto, comandante da artilharia, que viviam em Pernambuco e estiveram envolvidos na luta para expulsão dos holandeses do Nordeste.

No século 19, chegou ao Brasil o português Antonio José Alves Souto (1813-1880), o visconde de Souto, o primeiro banqueiro privado do país, proprietário da Casa Souto, que faliu em 1864.

Entre algumas personalidades com estes sobrenomes destacamos o compositor e maestro Eduardo Souto (1882-1942) e a atriz Lisandra Souto.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima