Tasso

Sobrenome italiano com mais de uma origem possível. Pode estar ligado a um topônimo, vindo do latim taxus, “o teixo”, um arbusto da família das taxáceas, ou a “ponta de uma lança feita de teixo”. Há localidades com este nome na Ligúria.

Outra origem está no prenome germânico Thassilo (ou Tasso), do alemão antigo tat, “ação”, e do qual há registros entre os lombardos nos séculos 7 e 8 (como Tasso de Friuli); ou do latino Tharsus (do grego Tharséo), “corajoso” ou “audaz”.

Podia ainda indicar o apelido de “texugo” (do italiano tasso, que vem do latim taxo), dado a um ancestral que se parecia ou tinha o comportamento semelhante a este animal. Tasso ainda é muito usado como nome próprio.

Na Itália, há mais de uma família com este sobrenome. Entre elas, a do poeta Torquato Tasso (1544-95). No Brasil, Tasso chegou no começo do século 19, com o português José Jacome Tasso, filho do italiano Jácomo Tasso e da portuguesa Inácia Maria. Ele se estabeleceu em Pernambuco. O sobrenome também veio com os colonos italianos no final do século. Entre outros, mencionamos Lorenzo Tasso, do Vêneto, chegado com a família a Vitória, no Espírito Santo, em 4 de novembro de 1894, no vapor Las Palmas.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o militar e escritor Augusto Tasso Fragoso (1869-1945), presidente da Junta Provisória que derrubou o presidente Washington Luís, em 1930. Como exemplo de Tasso como prenome, temos o político cearense Tasso Jereissati.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima