Távora

Imagem de várias tábuas de madeira dispostas juntas.

Sobrenome toponímico português, com origem no rio Távora, na Beira Alta. O nome do rio em latim, Tabora, deriva de tabula, que significa, entre outras coisas, “tábua” ou “madeira de castanheiro”.

O mais antigo ancestral com este nome de família é Rosendo Hermigues, primeiro povoador e senhor de Távora, que tomou a região dos mouros em 1073 e seria bisneto do rei dom Ramiro II de Leão (900-65). O primeiro a usar o topônimo como sobrenome foi seu descendente Lourenço Pires de Távora, senhor de Távora, Paradela, Valença e Castanheiro e do couto e padroado de São Pedro das Águias. De seu casamento com dona Guimar Ruiz de Fonseca teve os filhos que deram seguimento a linhagem nobre, mais tarde condes e marqueses. 

Dom Luís Álvares de Távora (1634-72) foi o primeiro marquês de Távora, em 1669. Um século mais tarde, no entanto, o título foi extinto pelo rei dom José (1714-77), após o envolvimento de nobres na tentativa de assassinato do monarca, em 1758. Os principais nomes da família Távora (dom Francisco de Assis, sua esposa Leonor Tomásia e seus dois filhos, José Maria e Luís Bernardo de Távora) foram executados em janeiro de 1759, em Lisboa, mas muitos se refugiaram na América Portuguesa. A presença do sobrenome no Brasil, porém, é mais antiga, sendo encontrado desde, pelo menos, o século 17. 

No Nordeste, há registros do brasileiro Estevão de Távora lutando contra os holandeses (1630-54). Um pouco mais tarde, por volta de 1723, um Manoel da Silva Távora chegou ao Ceará vindo de Pernambuco. Entre os nobres lusitanos, dom Francisco Xavier de Távora (1687-1716) foi governador do Rio de Janeiro (1713-16). 

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o romancista Franklin Távora (1842-88) e o militar e político cearense Juarez Távora (1898-1975), integrante da Coluna Prestes e ativo na Revolução de 1930. Seu irmão Joaquim Távora (1881-1924), também revolucionário, empresta o nome a um município no Paraná.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima