Tomasi

Imagem de um vitral em uma igreja, representando São Tomé.

Sobrenome patronímico italiano, com origem no prenome Tommaso (no medievo “Thomasus”), que procede do latim Thomasius. Esta palavra, por sua vez, vem do aramaico Taóma, “gêmeo”, referência a São Tomé, um dos apóstolos de Jesus Cristo. Em português, o nome próprio ganhou as formas Tomé e Tomás, tornando-se popular na Idade Média, entre outros, por meio de São Tomás de Aquino (“Tommaso d’Aquino”, 1225-74).

Embora o Tomasi seja mencionado em documentos do século 13, como nome de família é usado desde pelo menos o século 15. É um dos sobrenomes mais populares na região de Trento, na Itália. Além de Tomasi, existem variações como Tomazzi, Tomaselli, Tomassetti, Tomassi, Tomasini e Tomasso, não havendo ligação entre elas. 

No Brasil, o sobrenome chegou com os primeiros imigrantes italianos na segunda metade do século 19. No Espírito Santo, mais de cinquenta imigrantes com este sobrenome desembarcaram em Vitória entre 1875 e 1897. O pioneiro foi Alberto Tomasi, que chegou com a família no navio Cervantes, em 17 de junho de 1875.

Outra grande leva de imigrantes italianos que chegou no Rio Grande do Sul contou com vários Tomasi e outros sobrenomes com a mesma raiz etimológica. Mencionamos o tirolês Giuseppe Tomasi, chegado à colônia de Caxias do Sul em 6 de junho de 1876. Em São Paulo também há vários exemplos de imigrantes Tomasi, principalmente entre os anos de 1880 e 1920. Entre outros, destacamos Francesco Tomasi, desembarcado em 1884. 

Uma das personalidades brasileiras com este sobrenome é a jornalista e cineasta Luciana Tomasi.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima