Sobrenome patronímico italiano, com origem no prenome Tommaso (no medievo “Thomasus”), que procede do latim Thomasius. Esta palavra, por sua vez, vem do aramaico Taóma, “gêmeo”, referência a São Tomé, um dos apóstolos de Jesus Cristo. Em português, o nome próprio ganhou as formas Tomé e Tomás, tornando-se popular na Idade Média, entre outros, por meio de São Tomás de Aquino (“Tommaso d’Aquino”, 1225-74).
Embora o Tomasi seja mencionado em documentos do século 13, como nome de família é usado desde pelo menos o século 15. É um dos sobrenomes mais populares na região de Trento, na Itália. Além de Tomasi, existem variações como Tomazzi, Tomaselli, Tomassetti, Tomassi, Tomasini, Tomazini e Tomasso, não havendo ligação entre elas.
No Brasil, o sobrenome chegou com os primeiros imigrantes italianos na segunda metade do século 19. No Espírito Santo, mais de cinquenta imigrantes com este sobrenome desembarcaram em Vitória entre 1875 e 1897. O pioneiro foi Alberto Tomasi, que chegou com a família no navio Cervantes, em 17 de junho de 1875.
Outra grande leva de imigrantes italianos que chegou no Rio Grande do Sul contou com vários Tomasi e outros sobrenomes com a mesma raiz etimológica. Mencionamos o tirolês Giuseppe Tomasi, chegado à colônia de Caxias do Sul em 6 de junho de 1876. Em São Paulo também há vários exemplos de imigrantes Tomasi, principalmente entre os anos de 1880 e 1920. Entre outros, destacamos Francesco Tomasi, desembarcado em 1884.
Uma das personalidades brasileiras com este sobrenome é a jornalista e cineasta Luciana Tomasi.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA