Sobrenome toponímico espanhol, com origem em diversas localidades, principalmente nas províncias de Toledo, Jaén e Andaluzia. O vocábulo vem do latim turris, edifício elevado, mais alto do que largo, geralmente destinado a defesa; lugar fortificado; baluarte. Há um grande número de derivações, como Tórrez, Latorre e Lator.
Da Espanha passou a Portugal em várias épocas. Os primeiros parecem ter sido os irmãos Diogo e Afonso de Torres, em 1528. Tendo Diogo prestado serviços relevantes ao rei de Portugal dom João III (1502-57), recebeu o foro de fidalgo da Casa Real, tendo seu filho Afonso de Torres, o Moço, fidalgo de dom Sebastião (1554-78), recebido brasão de armas em 28 de março de 1560.
No Brasil
Da Península Ibérica, os Torres chegaram a América no começo da colonização. No Brasil, muitos vieram de Portugal e dos Açores. Há ainda um número muito grande de famílias de judeus convertido ao cristianismo (os cristãos-novos, forçados a conversão no final do século 15) que adotou o sobrenome, tanto na Europa como na América. No Brasil holandês, David Torres e João de Torres aparecem na lista de arrecadadores (1636-45). Em Recife, como membros da comunidade judaica Tzur Israel e Magen Abraham (1648-54) aparecem os nomes de David Torres e David Álvares Torres.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o ator Fernando Torres (1927-2008), a atriz Fernanda Torres e o escritor Antônio Torres.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA