Sobrenome toponímico português, com origem no senhorio de Valadares, no Alto Minho. O primeiro a usar o sobrenome foi dom Soeiro Aires de Valadares, filho de Aires Nunes e Enxemea Nunes, que viveu no tempo de dom Afonso Henriques (1111-85) e foi senhor de Valadares no ano de 1159. É desconhecida a origem etimológica. Há quem acredite que venham de valada, vale extenso e largo ou região de muitos vales.
No Brasil
Há mais de uma família com este sobrenome sem que haja ligação entre elas. De Portugal o nome de família passou aos Açores e também para o Brasil – ao longo dos séculos 18 e 19, principalmente. Entre outros, mencionamos o capitão de ordenanças José Fernandes Valadares (ca.1755-1830), que viveu na comarca de Sabará, Minas Gerais. Deste descende a família Valadares mineira, com grande tradição na política.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos Benedito Valadares (1892-1973), descendente de José Fernandes e governador mineiro (1933-45) que deu nome á cidade de Governador Valadares.