Vergueiro

Sobrenome português, vindo de um apelido primitivo. Tem origem no latim vergo, “inclinar” ou vergar”, daí tendo o significado de “pouco próprio ao trabalho” ou “que se dobra com facilidade”. Poderia vir, ainda, de “vergasta”, nome dado a uma vara flexível, usada como chibata ou chicote.

É conhecido como nome de família desde, pelo menos, o século 13, com menções a um certo Martinus Vergarius. Como procede de uma alcunha, existem várias famílias sem ligação entre si.

No Brasil, há menções ao sobrenome pelo menos desde o século 18, com José Pires Vergueiro, morador de São Gonçalo da Serra dos Cocos, no Ceará. Ainda existem famílias estabelecidas em Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Entre as famílias de maior destaque está a do português Nicolau Pereira de Campos Vergueiro (1778-1859), político liberal, membro da Regência Trina Provisória (1831), deputado, senador, ministro do Brasil e um dos pioneiros na introdução do trabalho livre e da imigração no império na fazenda Ibicaba, em Cordeirópolis, São Paulo.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a atriz Maria Alice Vergueiro (1935-2020), descendente do senador Vergueiro.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima