Vidal, Vital, Vitale

Sobrenomes ibéricos e italianos, com origem no latim Vitalis, “da vida” ou “vital”. Podem ter procedência religiosa, dados aos que nascem para uma nova vida após o batismo cristão ou em homenagem a São Vital, que viveu entre o século 3 e 4 — San Vitale, em italiano. A basílica de Ravena é dedicada a ele.

É conhecido como sobrenome desde o século 10, sendo mencionado em Jaca, em Huesca, na comunidade espanhola de Aragão. Em Portugal, há menções a Lourenço Vidal que, por volta de 1400, morava em Castelo de Vide, em Portalegre.

No Brasil, entre os primeiros temos o capitão Antônio Vidal (1705-65), natural da Galícia, na Espanha, e estabelecido em Minas Gerais. Casou-se em 1735 com Tereza Maria de Jesus e com ela teve geração. Entre os imigrantes italianos, mencionamos Afonso Vitali (Espírito Santo, 1893) e Alfredo Vitale (São Paulo, 1893). Entre os ibéricos, temos o português Albano Vidal (1890) e o espanhol Antonio Vidal (1891).

Entre algumas personalidades mundiais com este sobrenome, destacamos o jogador chileno de futebol Arturo Vidal.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima