Volpe, Volpi

Uma raposa na reserva natural Oostvaardersplassen, na Holanda

Volpe e Volpi são sobrenomes com origem na Península Italiana, vindos do latim vulpes, -is (ou volpes, -is), “raposa”, termo que evoluiu para o italiano volpe.  O nome de família pode estar associado a um ancestral que era caçador de raposas ou vendedor de peles, assim como a características psicológicas ou sociais de um determinado familiar. A raposa geralmente era associada a esperteza, habilidade e sagacidade. O sobrenome é mais frequente no sul da Itália.

No Brasil, o nome de família chegou no final do século 19 com os imigrantes italianos. O primeiro parece ter sido Giuseppe Volpi, chegado com a família a Vitória do Espírito Santo no navio Isabella em 23 de setembro de 1877, tendo como destino a colônia Santa Cruz. A família era natural de Cologno al Serio, na Lombardia. Além dele, há muitos imigrantes Volpi ou Volpe desembarcados em Santos, São Paulo, principalmente após os anos 1880.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (1896-1988) e o jogador de futebol Tiago Volpi.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima