Werneck

Foto de trecho do rio Meno, na Alemanha, de onde se origina o rio Wern.

Sobrenome patronímico alemão, com origem no prenome Wernher, de Warin-hari, que procede do antigo saxão warin ou werin, cuja etimologia não é clara: alguns afirmam que seja uma referência à tribo germânica dos Warnen e à palavra heri, exército.

Há quem acredite que o sobrenome seria um toponímico de Werneck, cidade às margens do rio Wern, na Baviera, procedendo sua etimologia da expressão “canto do rio Wern” ou referência à cidade “na curva do Wern”. Werneck ou Warnecke é conhecido como nome de família desde o século 14.

No Brasil, algumas variações do sobrenome descendem de Kaspar Werneck, alemão nascido em Crivitz que se fixou em Viana do Castelo, Portugal, durante o reinado de dom João IV (1604-56). Werneck se casou com Mariana Roiz de Magalhães em Antuérpia, na Bélgica, com quem teve os filhos que deram origem à família “Verneck”, também grafada como Vernek, Varnaque e Verneque, entre outras. 

Por conta do hábito que a família tinha de ostentar grandes penteados, ficaram conhecidos como “Verneck, os Penteados”. Desse apelido, alguns ramos da família tomaram Penteado por sobrenome. O filho do casal, João “Verneque” ou “Berneque” (1680-1722), se estabeleceu no Rio de Janeiro no começo do século 18. O próprio Kaspar havia estado no Brasil no final do século 17. Há descendentes da família também no Nordeste, como Manuel de Andrade Warneck ou “Varneque”, nascido em Salvador, Bahia, estudante e doutor em Cânones na Universidade de Coimbra (1714-23). 

Durante o Império, algumas pessoas com o sobrenome receberam título de nobreza, entre eles Ignácio Barbosa dos Santos Werneck (1828-89), barão de Bemposta. Existem, também, imigrantes alemães com este sobrenome que chegaram ao Brasil no século 19. 

No Brasil, algumas personalidades com este sobrenome são o jornalista, economista e historiador Nelson Werneck Sodré (1911–99), a cineasta Sandra Werneck e a humorista, apresentadora e atriz Talita Werneck Arguelhes, a Tatá Werneck.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima