Winter

Imagem de uma pequena construção de madeira e de várias árvores secas sob a neve.

Sobrenome alemão com origem em um apelido, do alto alemão médio ou do baixo alemão médio winter, “inverno” ou do saxão antigo wintar. Pode estar relacionado a uma data ou período específico de trabalho, à época do ano preferida ou ao ator representante da estação em jogos folclóricos. Há menção ao apelido no século 9, mas só tomou a forma de sobrenome no século 14.

Em 1349, um Gherecke Winter é mencionado em Lüneburg, Baixa Saxônia. 

A família Winter chegou ao Brasil com o início do ciclo imigratório com alemães no começo do século 19. O primeiro com este nome de família foi Jacob Winter (1777-1874), natural de Becherbach. Ele chegou ao Rio de Janeiro com a esposa Ana Hoffmann a bordo do Argus em janeiro de 1824. Serviu no Batalhão de Fuzileiros antes de se estabelecer em Nova Friburgo como carroceiro e agricultor. 

Há muitos imigrantes com este sobrenome desembarcados no país ao longo de quase dois séculos. Somente no Rio Grande do Sul, na primeira metade do século 19, foram mais de vinte.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos os atores Guilherme Winter e Marcos Winter.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima