O sobrenome toponímico Yamaguchi é um dos mais comum no Japão. A palavra vem do japonês para “abertura ou entrada da montanha” (de yama, “monte” ou “montanha”, e guchi, “abertura”) – originalmente yamabayashi no iriguchi, “entrada para a floresta da montanha”. Entre os topônimos conhecidos está Yamaguchi, nome da capital de Yamaguchi, divisão administrativa da região de Chugoku, no Japão.
A família nobre Yamaguchi acredita ser descendente de Mochimori, filho de Ouchi Yoshihiro (1356-1400), daimio durante o período Muromachi (1336-1573). O sobrenome também é conhecido devido a Harukichi Yamaguchi (1881-1938), criador da Yamaguchi-gumi, a maior organização da yakuza, o sindicato do crime organizado, no Japão.
Os primeiros deste nome de família a virem para o Brasil foram Kishisaburo, Sannosuke e Toyosaburo Yamaguchi, chegados com suas famílias ao porto de Santos, São Paulo, em 29 de junho de 1910, a bordo do vapor Ryojun Maru, o segundo navio a transportar imigrantes japoneses para o país.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a cientista Nise Yamaguchi.