Sobrenome alemão, com origem na profissão de carpinteiro, do alto alemão médio zimberman, de zimber ou zimer, “madeira” ou “revestimento de madeira”, e man, “homem”. Na forma moderna, Zimmerer e Zimmermann ou, com variações no baixo alemão, Timmermann.
É conhecido como sobrenome desde, pelo menos, o século 14, ainda que com a grafia truncada. Entre os nomes mais antigos conhecidos está o de “Cunrat Czimerl”, em Mährisch Trübau (hoje Moravská Třebová, República Tcheca), 1335. Em Württemberg, Zimmern é nome de localidade, o que possivelmente deu origem ao nome de família toponímico Zimmer ou Zimmern, tendo o cavaleiro Hans von Zimmern sido mencionado em 1414. Até o século 18, o carpinteiro era o responsável pela construção de casas de madeira – na Alemanha, em estilo Enxaimel –, o que tornou a ocupação e o sobrenome bastante comuns, não tendo muitas famílias ligação entre si.
O sobrenome chegou ao Brasil no início do século 19 com imigrantes alemães. Entre os pioneiros está Carl Benjamin Zimmermann, açougueiro protestante e natural de Hamburgo, chegado a São Leopoldo, Rio Grande do Sul, em 6 de novembro de 1824. Diversas outras famílias com este sobrenome chegaram a Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o psicanalista e escritor David Zimmermann (1917-98), a jornalista Ana Zimmerman e o treinador de futebol Rogério Zimmermann.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA