Zimmermann, Zimmerman

Imagem de construções no estilo Fachwerk (Enxaimel), na cidade de Erfurt, Alemanha.

Sobrenome alemão, com origem na profissão de carpinteiro, do alto alemão médio zimberman, de zimber ou zimer, “madeira” ou “revestimento de madeira”, e man, “homem”. Na forma moderna, Zimmerer e Zimmermann ou, com variações no baixo alemão, Timmermann.

É conhecido como sobrenome desde, pelo menos, o século 14, ainda que com a grafia truncada. Entre os nomes mais antigos conhecidos está o de “Cunrat Czimerl”, em Mährisch Trübau (hoje Moravská Třebová, República Tcheca), 1335. Em Württemberg, Zimmern é nome de localidade, o que possivelmente deu origem ao nome de família toponímico Zimmer ou Zimmern, tendo o cavaleiro Hans von Zimmern sido mencionado em 1414. Até o século 18, o carpinteiro era o responsável pela construção de casas de madeira – na Alemanha, em estilo Enxaimel –, o que tornou a ocupação e o sobrenome bastante comuns, não tendo muitas famílias ligação entre si.

O sobrenome chegou ao Brasil no início do século 19 com imigrantes alemães. Entre os pioneiros está Carl Benjamin Zimmermann, açougueiro protestante e natural de Hamburgo, chegado a São Leopoldo, Rio Grande do Sul, em 6 de novembro de 1824. Diversas outras famílias com este sobrenome chegaram a Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. 

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o psicanalista e escritor David Zimmermann (1917-98), a jornalista Ana Zimmerman e o treinador de futebol Rogério Zimmermann.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima