Ciccone

Escultura representando São Francisco de Assis

Sobrenome de origem italiana, Ciccone é um diminutivo dialetal derivado do nome próprio Francesco — outras variações são Cicco, Cecchi ou Chini, entre muitas outras. O prenome, por sua vez, tem origem no nome latino Franciscus (Francisco), “aquele que vem da França”, “dos francos” ou “pertencente ao povo franco”, o que indicava a ascendência de quem adotou este nome de família (ver mais sobre a etimologia na página do sobrenome Francisco). Em alguns casos específicos, o sobrenome pode estar associado à devoção a São Francisco de Assis (1182-1226), patrono da Itália.

No Brasil, há diversos imigrantes registrados com este sobrenome chegados ao país entre o final do século 19 e o começo do 20. Entre outros, mencionamos Angelo Ciccone, que desembarcou em Santos, São Paulo, no vapor Napoli, em agosto de 1890.

A personalidade mais destacada com este sobrenome sem dúvida alguma é a cantora norte-americana Madonna Louise Ciccone, a Madonna, neta de Gaetano Ciccone, imigrante italiano que chegou aos Estados Unidos na primeira metade do século 20 vindo de Pacentro, na província de Áquila.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima