Messi é um sobrenome italiano, provavelmente com origem na expressão messere, “meu senhor”, título reservado a juízes ou magistrados, mas que também pode ter sido usado como um apelido jocoso ou irônico, dado àqueles que se utilizavam da expressão com frequência demasiada.
Alguns etimologistas, porém, atribuem a origem a um apelido (hipocorístico), “Masso” ou “Massi”, contração do nome próprio Tommaso, Tomassi ou Tomasi, de “Tomás” (ver sobrenome Tomasi).
De toda forma, Messi é mais comum na região central da Itália, especialmente na Úmbria e em Le Marche. Foi do porto de Ancona, na província de Macerata, inclusive, que o tataravô do jogador de futebol argentino Lionel Messi partiu para a América. Angelo Messi nasceu em Recanati e emigrou para a Argentina em 1883.
No Brasil, embora não seja comum, a presença do sobrenome Messi é registrada desde a década final do século 19. Entre os primeiros, temos o imigrante italiano Alessandro Messi, desembarcado no porto de Santos, em outubro de 1891, como passageiro do vapor Arno. Ainda há famílias Messi chegadas quase na mesma época no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul.