Nava e Navas é um sobrenome toponímico espanhol, com origem em localidades e cidades com este nome nas províncias de Ávila, Lérida, Santander, Salamanca, Sevilha, Oviedo e Valladolid. Há mais de cinquenta topônimos homônimos espalhados pela Península Ibérica. A origem do termo é pré-romano, provavelmente basco, de naba ou nava, “barranco”, “terreno plano” ou “grande planície próximo as montanhas”. Além de Nava e Navas, existem variações como Návaz, Navazo e Naves (ver sobrenome).
Nava também é encontrado na Itália, especialmente na Lombardia, após o século 15. A origem provavelmente seja a mesma: famílias originárias da Espanha.
No Brasil, há diversos imigrantes espanhóis e alguns italianos registrados nos portos do país, principalmente no final do século 19 e o começo do 20. Entre eles, os espanhóis José Navas e Francisco Navas (São Paulo, 1891 e 1892); e os italianos Antonio Nava (São Paulo, 1892) e Francesco Nava (Espírito Santo, 1894).
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o escritor mineiro Pedro Nava (1903-84) e o goleiro de futebol costarriquenho Keylor Navas.